Estamos bem velhos…

O ano é 2006, um anime desconhecido chamado Code Geass está estreando, Kanon está ganhando seu remake e o hype da temporada é Death Note. IRC ainda é uma das formas mais usadas de se baixar animes dos fansubs, mas a maioria dos fãs baixam dos sites de reencode porque eles nem sabem o que é fansub ou acham que são esses sites que traduzem os animes. Streaming? O que é isso? E no meio disso tudo, um grupo pequeno de amigos, que mal sabiam como se legenda um anime, fundam mais um fansub: o EA. Como a maioria dos fansubs que surgiam na época, o EA mal durou 6 meses e fechou depois de ter se enrolado com projetos demais, em destaque com um tal de Lucky Star que exigia o trabalho de 3 animes.

Calma. O EA não fechou… mesmo com inúmeros altos e baixos, aqui estamos nós! 12 anos depois! Chegando a 300 projetos concluídos e 4000 lançamentos únicos! Holy mother of a sandwich! Continuamos com este trabalho fã mesmo no cenário atual porque… nos divertimos com isto! Poderíamos estar fazendo tantas outras coisas, mas estamos tirando aquele tempo da nossa folga para dedicar a esse trabalho.

Quero parabenizar a todos que fazem parte do EA hoje e tornam possível continuarmos seguindo em frente! Hoje é o nosso dia! Também não posso deixar de agradecer a todos que um dia já fizeram parte do grupo, já que, sem eles, talvez não estaríamos aqui hoje! Parabéns para vocês também!

Não sou bom para olhar para o futuro, só consigo ver aquilo que está à minha frente, então não consigo imaginar quanto tempo mais seguiremos, quantos mais anos virão… Só espero que todos vocês que acompanham nosso trabalho, continuem seguindo esta jornada conosco. Com isto, encerro como encerrei no ano passado:

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

73 COMENTÁRIOS

  1. Wow meus parabéns Zero! E parabéns a galera que trabalha aqui (que nem sei quantos são).

    Entro aqui todos os dias mas nunca comento, porém enfim deixo aqui boa sorte para o fansub e tudo o mais.

    Caramba, o anime da época era Death Note? Bem overrated, né? Acho Code Geass bem melhor (prevejo pedradas e afins, mas whatever q)

    Tudo de bom!

  2. Acompanho o sub desde 2008 com Lucky Star… Parabéns pelo trabalho, pela resiliência e principalmente por manter os mesmo valores por mais de uma década.

    Depois de quatro anos, vc acha que “o trágico cenário br atual dos subs” melhorou ou piorou?

  3. É serio isso? Nem parece que já fez um ano desde que postei no tópico de 11 anos … ou dois anos do tópico de 10 anos …

    Parabéns pelos 12 anos de existência.

    Obrigado pelo esforço e dedicação ao longo de todos esses anos, e por compartilhar de fã para fã sem nunca exigir nada em troca, a todos da equipe, e todos que contribuíram e participaram direta ou indiretamente. Exceto àqueles que atrasam o episódio porque ficam jogando MOBA … brincadeira …

    Também não sei do futuro, mas mesmo que não dure para sempre, que seja sempre Eternal em nossos kokoros!!

  4. Parabéns!
    Não participo desde o começo, mas pelo tempo q estou acompanhando animes, já faz 4 anos que os acompanho por aqui e o que mais gosto é a qualidade da legenda e os BDs.

  5. Parabéns Zero e Parabéns a toda staff do EA… Muito obrigada por todos esses anos… Adoro vcs ^^ E que venham mais um milhão de anos kkkkkk Kisses Mil!!!!!!!

  6. Parabéns pelos 12 anos!!! Não tenho o costume de comentar em sites, mas me vi obrigado a agradecer por todo trabalho que vocês fizeram e fazem até hoje.

  7. Achei forte essa citação heheh
    Best fansub BR! Parabéns pelo tanto de trabalho nesses milhares de lançamentos, estou conferindo há anos! Boa parte ao menos aeaheahae
    Enfim, grande EA!

  8. Parabéns Zero e a todos que fazem ou já fizeram parte da EA !

    continuem com o ótimo trabalho e dedicação em cada episódio feito.

    Ainda no aguardo de Log Shion e.e

    quem esperou Lucky Star esse pequeno “atraso” não é nada :D

  9. Agr uma pergunta meio off, alguém sabe o q aconteceu com a Shiroki? ouvi falar q a fansub morreu, ai fui checar e o site deles não é atualizado a meses

    esse mês saiu o 4° filme da Nanoha (nos cinemas) ai eu lembrei q o 3° nunca chegou a sair por aqui, tem alguma possibilidade do projeto continuar sem a Shiroki ou pelo menos lançar uma versão provisória?

  10. Em tempos onde vários fansubs caíram por conta do surgimento da CR e outros ainda se mantém de forma mercenária com traduções chocantemente porcas e escorados na rapidez de lançamentos(cof cof punch cof cof), este fansub sempre tentou prezar pela qualidade numa constante perseguição por uma legenda com maior esmero, e conseguiu sobreviver entre idas e vindas, lembro até da época que o UnrealBR era mais presente por aqui… Anyway, Parabéns pelos 12 anos de fansubs, se manter ativo em todo esse tempo são para poucos.

  11. Caramba, 12 anos… metade do meu tempo de vida, fico realmente surpreso com isso, ainda pq passei tbm por essa história que vc escreveu ali no primeiro paragrafo (eu era daqueles que baixava nos site de reencode, ainda não fazia ideia de como funcionava o mundo dos fansubs haha), mas enfim, o mínimo que posso fazer aqui é deixar o meu muito obrigado por todos os animes feitos até aqui e pelos que sei que ainda virão, e claro, meus parabéns por mais um ano completo, só desejo sucesso a vcs galera.

    P.s.:Entro no site sempre, mas quase nunca comento algo, sorry :/

    P.p.s.: Vcs pretendem continuar lançando os BD’s de Kara no Kyoukai?

  12. Parabéns EA por 12 anos de muito anime bom!!!
    Verdade né mano, streaming… o que era isso? hsuahushahsuasha
    Um pouco de depoimento pessoal. Eu fui um desses que conheceu os animes através de outros sites, lembro-me de quando conheci o HinataSou e pensei: “carai quanto animes”, mas ainda bem que eu reparava nas coisas, lembro que quando vi a palavra “fansub” lá na fixa do epi, me perguntei: “que porra é essa?”, ai que vi a verdade shuahsuashas, depois disso eu conheci o saudoso AnimeBlade ai só foi vitória hahaha.
    Enfim, mano… escrevi demais, é que 12 anos de sub, me faz lembrar de bastante coisas legais.

  13. quando tiver o dobro eu vou poder dizer “parabens pelos 24 anos”

    e esse dia será mancado pelo release de uma legenda do futuro crossover de jojo com free.

  14. O-ME-DE-TOU!!

    Man, eu já sigo esse fansub a goddamn 7 anos e não posso agradecer o suficiente pelo trabalho que vocês fazem, então já coloco aqui meus votos para que continuemos essa jornada por pelo menos mais 12 anos xD (mas sério, temos que pelo menos durar mais que a Electronic Arts).

    Muito obrigado EA~.

    • ZEROOOO!!

      Falando em Code Geass, como os filmes são compilatórios, eu assumo que vocês não vão traduzir, mas, vocês assistiram? Eu assisti o primeiro dos 3 filmes esses dias e, tem umas coisas bem diferentes huh?
      Caso desejado eu posso citar algumas das diferenças entre o anime e o primeiro filme depois, mas por enquanto, caso tenham assistido, o que acharam?

  15. Parabéns a toda a equipe e todos que fizeram parte desta jornada, parabéns pela dedicação e esforço que tem para que até mesmo abrir mão de certas coisas para legendarem os animes, desejo tudo de bom pra vocês

  16. Acompanho desde mais ou menos desde 2007 / 2008, parabéns por tantos anos nós trazendo aquilo que oficialmente no Brasil jamais seriamos capazes de ver.

  17. Parabéns EA pelos seus 12 aninhos. Acompanho o fansub desde 2007 com Shakugan no Shana e School Days. Sou o cara chato que sempre perguntava pelo finado Kodomo no Jikan kkkkkk. Mas de boa, desejo muitos releases e longa vida ao grupo que mais admiro.

    Fagner Cruz (Nocker): ex timer do #okaeri (R.I.P) e ex supporter tracker do #Shakaw (R.I.P)

  18. Tava lendo Re:Monster e demorei para voltar a acessar os fansubs que acompanho, parabéns a todos do EA, 12 anos é muita coisa, espero que venham mais aniversários pela frente.

    • “As coisas boas são eternas”. Uma frase que por muito tempo não entendi, agora entendo. Mesmo que tudo um dia chegue ao fim, as coisas boas nos marcam, e nós as levamos conosco para o resto da vida. O que é realmente marcante será lembrado até nas gerações futuras (provavelmente, o único bom trabalho de tradução de animes que o Brasil sempre terá é o dos fansubs), e o EA certamente é uma importante marca na história do fansubbing brasileiro. Faz tempo que não passo por aqui, pois não sou um daqueles que acompanham animes novos (pq… não sei. Alguma sugestão?), e apesar de já ter assistido várias coisas que o EA legendou, não foram tantas assim, pra ser sincero. Mas mesmo assim, por já ter assistido vários outros fansubs também, consigo perceber a diferença na qualidade, no cuidado, no esforço, no carinho que o EA coloca em suas legendas. Por isso, mesmo atrasado tive que dizer isto.
      Parabéns, Eternal Animes, por essa longa jornada. E obrigado por tudo mesmo! Vocês são eternos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.